Home » Publicações » 2010 » A Palavra do Presidente – Setembro de 2010

A Palavra do Presidente – Setembro de 2010

Setembro de 2010
Um Piso de exemplo para nossas lutas!

O dia 10 de agosto deste ano foi, talvez, a data mais significativa para a nossa Categoria, salvo novas demonstrações de unidade e organização que pretendemos seguir registrando.

Nesta data a diretoria do Sinttel-SC esteve empenhada em realizar a assembléia dos trabalhadores da Tivit, na sede da Pedra Branca, em Palhoça/SC. Na oportunidade, a Categoria avaliou ponto a ponto a nova proposta da Empresa para Acordo e resolveu deliberar pela sua aprovação.

No Blog e no Site do Sinttel-SC, ficou registrada a conquista: "Vale lembrar que esta proposta final aprovada ganhou avanços importantes (o mais importante foi a conquista do Piso Regional Mínimo, de R$ 616,00), depois da Categoria ter rejeitado por duas vezes as propostas da Tivit. A unidade e a mobilização dos trabalhadores em torno do Sindicato, com determinação e maturidade, foram, sem dúvidas, a chave deste Acordo Coletivo de Trabalho".

Como se vê, esta história de êxito dos trabalhadores e do Sinttel-SC começou um pouco antes. Nos dias 1º e 23 de julho, a Categoria rejeitaria por duas vezes a proposta da Tivit, as quais não atendiam o Piso Mínimo, reiteradas vezes recomendado pelos Tribunais e confirmado pela Procuradoria Regional do Trabalho quando provocados pontualmente.

A postura determinada dos trabalhadores, em que pese todas as dificuldades e pressões pela aprovação de um Acordo parcial, foi um ato de coragem e confiança. Sabiam que lutavam pelo que era justo, sem abrir mão do que lhes era direito, ao mesmo tempo em que não vacilaram em momento algum na certeza da organização e da unidade de forças entre empregados e Sindicato. Estava selada ali uma marcha uníssona em direção à conquista do Piso Mínimo Regional e, de resto, de um Acordo Coletivo de Trabalho positivo.

No dia 16 de agosto, já consolidada a aprovação e a celebração do novo Acordo, o Sinttel-SC estampou orgulhoso no Blog e no Site a manchete: "Mobilização da Categoria e do Sindicato são exemplos a serem seguidos nas batalhas seguintes!"

O registro deste ato, além de assegurar um direito concreto e justo, tem um significado maior para o conjunto da Categoria e para o trabalho diário do Sinttel-SC na defesa dos direitos de seus associados.

Tão importante é este episódio com a Tivit que podemos levá-lo como lição, como promessa de fé nos próximos desafios. E precisamos saber muito bem interpretar cada gesto de ousadia e confiança dos nossos colegas da Tivit.

Fato relevante é que se temos estes bons exemplos, infelizmente, também convivemos com colegas que ainda vacilam, que temem as ameaças covardes e chegam até a acreditar no canto falso das sereias de águas turvas.

Muitas vezes, apesar de estarmos sempre alerta e puxando a vanguarda da luta, vemos muitos companheiros ludibriados pelos ilusionistas de plantão. São tão enganados e iludidos que não percebem que voltar-se contra o seu Sindicato, escolher outra trincheira de luta, é como dar tiros no próprio pé e fazer o jogo mais desejado da empresa, o da desorganização sindical e, por conseqüência, do enfraquecimento dos trabalhadores. A estes companheiros, ainda imaturos, nossa compreensão e chamamento para o despertar da consciência e o chamamento para juntarem-se a nós.

De outra parte, caso não menos grave, são aqueles colegas pressionados brutalmente pelas terceirizadas. Estas empresas, invariavelmente, caem como pára-quedas no Setor de Telecomunicações, sem a menor qualificação gerencial, técnica, administrativa e financeira, atuando como aventureiras e piratas em mares desconhecidos para elas.

O resultado desta aventura irresponsável das operadoras – tomadoras destes serviços prestados – é uma profunda, cruel e desumana exploração dos seus trabalhadores, muitas vezes submetidos a humilhações, constrangimentos, esforços sobre-humanos e, por fim, pagos indevidamente com salários e direitos achatados e, muitas vezes, negados.

A estes bravos colegas, verdadeiros heróis do dia-a-dia, a direção do Sinttel-SC dedica uma atenção toda especial e está diuturnamente mobilizada para fazer valer a Lei, brigar por Acordos justos e manter permanente plantão para que estes sejam respeitados e cumpridos.

No registro que fazemos desta vitória obtida no Acordo da Tivit, também miramos este exemplo de unidade e mobilização à lutas constantes que já estamos enfrentando com nossos colegas das terceirizadas. A cada batalha com eles, levamos como bandeira a lembrança viva deste episódio vencido na bagagem valiosa e pesada da nossa história sindical que já cruza os 46 anos de vitórias.

Sergio Domingues da Silva
Presidente do Sinttel-SC

 

Esta notícia foi importada automaticamente de nosso antigo website. Caso você identifique algum problema com o conteúdo da mesma, use a área de comentários para nos informar e corrigiremos o problema rapidamente.

Convênios para associados: