Home » Publicações » 2012 » DIA 17 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DAS TELECOMUNICAÇÕES!

DIA 17 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DAS TELECOMUNICAÇÕES!

17 de Maio de 2006

DIA INTERNACIONAL DAS TELECOMUNICAÇÕES

Todos os anos, a celebração do Dia Mundial das Telecomunicações, que assinala a criação da União Internacional das Telecomunicações (UIT), a 17 de Maio de 1865, é uma ocasião para salientar as atividades da UIT e os grandes feitos das comunicações no âmbito mundial.

Desde os dias do telégrafo, passando pelas comunicações na era espacial, até à nova era do ciberespaço em que hoje estamos, a UIT sempre ajudou a ligar a humanidade no mundo inteiro.

Em reconhecimento desta evolução das telecomunicações, na Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, que decorreu em duas fases (em Genebra, em 2003, e em Túnis, em 2005), foi proposto que se comemorasse, a 17 de Maio, o Dia Mundial da Sociedade de Informação.

O objetivo da Cúpula foi criar uma sociedade da informação aberta a todos, inclusiva, centrada nas pessoas e baseada no conhecimento, que fosse capaz de acelerar o desenvolvimento. O Dia 17 de Maio destaca, portanto, a relação entre as enormes potencialidades das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o objetivo universal de acelerar o ritmo do desenvolvimento no Planeta.

Na Cúpula, reconheceu-se a importância de criar um clima de confiança no domínio das TIC. Uma das questões polêmicas de nossos tempos e bem lembrado Neste Dia – num mundo cada vez mais interligado e interdependente, graças às redes informáticas – é proteção dos sistemas e infra-estruturas de telecomunicações dos ataques dos cibercriminosos.

Consiste em desafio, cada vez mais presente, o desenvolvimento e as garantias das navegações e transações efetuadas “on-line” seguras, a fim de fortalecer as trocas de informação, a democratização cultural, o comércio, as atividades financeiras, a tele-medicina, os governos eletrônicos e inúmeras outras aplicações da informática. Tudo isto depende das práticas em matéria de segurança adotadas por cada país, cada empresa e cada pessoa, pelo que é preciso criar uma cultura mundial de cibersegurança.

Por fim, importante salientar a necessidade de se dar, também, uso social desta modernidade, incentivando e propiciando a integração dos povos e a melhoria das condições de vida das sociedades em geral, através da facilitação do acesso às redes sociais existentes, de todo o ferramental cibernético, aos quais podem ser bases estruturais do desenvolvimento humano e da vida. Este é um dos aspectos a serem abordados e discutidos nesta data, Dia 17 de Maio, Dia Internacional das Telecomunicações.

 

* Texto e informações redigidas a partir de pesquisa em matéria correlata
do Centro de Informação da ONU/Bruxelas, Bélgica – RUNIC e do Centro de Informação da ONU/Portugal.

Esta notícia foi importada automaticamente de nosso antigo website. Caso você identifique algum problema com o conteúdo da mesma, use a área de comentários para nos informar e corrigiremos o problema rapidamente.

Convênios para associados: