Home » Publicações » 2013 » MAIS UMA REUNIÃO OPERACIONAL COM A ARM TELECOM SOBRE O CRM

MAIS UMA REUNIÃO OPERACIONAL COM A ARM TELECOM SOBRE O CRM

Sindicato cobra soluções para

problemas levantados em pauta!

Os diretores do Sinttel-SC realizaram mais uma rodada de reuniões operacionais com os representantes da ARM Telecom/CRM, no sentido de discutir temas específicos, os quais são trazidos pelos trabalhadores daquele setor e relacionados para que a Empresa tome as providências.

A reunião de trabalho aconteceu no último dia 24, na sede do Sindicato. Na oportunidade os dirigentes do Sinttel-SC entregaram uma pauta de problemas operacionais que aguardam encaminhamentos e soluções.

Agora, com esta pauta entregue e todos os temas devidamente relatados e discutidos, o Sindicato espera que a ARM dê solução em breve para as questões.

Vamos aguardar e cobrar a resolução dos problemas.

É assim que o Sinttel-Sc trabalha. Junto com a categoria, mobilizando os trabalhadores e negociando com as Empresas as melhores condições de trabalho para os companheiros na base.
Acompanhe na íntegra os itens tratados em mais esta reunião operacional.

 

ATA DE REUNIÃO – Reunião Operacional/CRM

Foram tratados os assuntos abaixo, conforme pauta previamente enviada a Empresa:

1. Folha ponto.
1.1 Descontos indevidos de atraso e faltas, onde o funcionário trabalhou normalmente mais devido a falhas no ponto (WEB, REP e URA) tiveram descontos.
1.2 Os funcionários são obrigados a guardarem os comprovantes de pontos como uma única forma de prova enquanto a Empresa recorre a outros meios de prova (câmeras, testemunhas e sistemas) para provar ou advertir um trabalhador na sua falta.
1.3 Demora do pagamento do estorno e aplicação imediata no mês subsequente do desconto da falta ou atraso.
1.4 Os descontos são aplicados sem o funcionário assinar seu espelho ponto, alguns colaboradores nem sabem ver o espelho ponto pela intranet.
Resposta/ARM: a Empresa entende não haver problema no ponto e, quando há falha de importação e impressão a empresa se compromete em levantar as informações e deixar visível em murais as informações.
Referente aos estornos a Empresa se compromete em regularizar o problema até Fevereiro, sob a alegação de que é a matriz que será responsável pelo controle de faltas no cartão de ponto. A ARM alega que nunca se negou em dar orientação sobre como verificar o espelho ponto pela internet/intranet.
Com relação ao registro de ponto via URA, o trabalhador só poderá utilizá-lo mediante autorização verbal do Supervisor. A Empresa já está monitorando este fato e, constatado o uso sem autorização o respectivo trabalhador poderá sofrer penalidades da empresa.

2. Falta de empregados.
2.1 Falta de empregados no monitoramento de voz na equipe noturna e nos finais de semana.
2.2 Excesso de atividades concentradas em uma só ou em poucas pessoas nos finais de semana (escala de trabalho desproporcional)
2.3 Vários setores com atividades diferentes e o mesmo cargo, o qual os analistas estão sendo deslocados para setores diferentes porem com funções totalmente divergentes.
Resposta/ARM: a Empresa já está com a contratada Maxproxi para desenvolver um sistema de automação para diminuir o problema dos controladores. Todas as demissões de controladores, a partir de Janeiro serão repostas. A ARM se compromete a reforçar a informação quando houver as trocas de setores. A Empresa repassará aos trabalhadores a descrição de cargos dos Analistas de ADSL.

3. Treinamentos.
3.1 Falta treinamento em diversos ramos de trabalho no CRM. Inexiste uma forma de treinamento eficaz aos novos colegas. Esses dependem dos colaboradores mais novos para lhe passar desde o principio a base do sistema e as atividades da célula.
3.2 Os funcionários se desdobram em exercer suas atividades e ao mesmo tempo prestar auxilio aos colaboradores novos.
Resposta/ARM: a Empresa irá intensificar um pouco mais nos treinamentos, mas não entende que esteja faltando treinamento no CRM. Nos casos dos novos manuais de configuração dos modems a Empresa se compromete a disponibilizar no servidor no momento em que receber do cliente.

4. Limpeza do CRM.
4.1 Calamidades nos serviços de limpezas nos finais de semana, o CRM fica abandonado com lixeiras explodindo, cheiro ruim e ar condicionado que não funciona depois de certo horário.
4.2 Alguns condicionadores de ar não funcionam do final de semana.
4.3 Na cozinha do CRM-1 existiam duas geladeiras, tiraram uma e ainda não foi substituída.
Resposta/ARM: a Empresa já tem uma pessoa responsável pela limpeza no sábado e buscará junto a logística a contratação de uma pessoa para limpeza no domingo. A Empresa não tem a responsabilidade do ar condicionado por estar no prédio do cliente. Houve um defeito pontual num domingo e a situação foi regularizada. A gerência do CRM está aguardando a autorização do setor responsável pela compra e a Empresa também pede que os trabalhadores tenham conscientização na conservação e no uso dos equipamentos da cozinha.

5. Atestados médicos.
5.1 Confusão onde alguns atestados não são aceitos e outros sim, episódios onde a área medica esta abrindo exceções para atestados e outros não, deixando de ser uma política valida.
5.2 Falta de informação básica, uma maior clareza da área medica com os trabalhadores.
5.3 Reunião com pessoas da segurança do trabalho com os trabalhadores para sanar duvidas.
Resposta/ARM: a Empresa já realizou treinamento com os supervisores orientando a normas para aceitação dos atestados e ira reorientar a equipe do SESMT novamente. O Sindicato alertou que conforme ACT 2012/2013 clausula 46º, qualquer pessoa poderá entregar o atestado desde que no prazo estipulado na referida clausula.
A Empresa se compromete a receber os atestados nos moldes do ACT vigente, porém a empresa sugere que preferencialmente como ação preventiva para diminuir o absenteísmo seja entregue pelo trabalhador.

6. 13º Salário e acesso a informações.
6.1 No dia do atraso do pagamento do 13º Salário vários supervisores ameaçaram a retirar do prédio qualquer empregado que manifestasse desgosto com o atraso do pagamento
6.2 Proibições feitas pela gestão na tentativa de reprimir a busca de novas informações junto ao Sindicato.
6.3 Verificar a possibilidade de aplicar um curso que funcione de verdade ensinando inclusive técnicas básicas de noções trabalhistas e outros de técnicas de gestão e respeito abrangendo também os coordenadores e gerentes.
Resposta/ARM: referente ao atraso do 13º Salário o Sindicato protocolará uma ação de descumprimento do ACT vigente. O bloqueio dos sites é uma nova regra da TI da Empresa e quando houver a finalização de nova regra a gerencia operação centralizada ira fazer uma solicitação para liberação de sites específicos incluindo o site do Sinttel-SC. A ARM esta realizando com a equipe gerencial cursos de liderança.

7. Supervisão.
7.1 Redução de carga horária excessiva dos supervisores de dez horas (falta de coragem de pedirem aos gestores).
7.2 Mudança de célula do supervisor para outra célula com equipe desconhecida e procedimentos novos faz com que os supervisores percam a identidade de líder e fique automaticamente subordinado a outro supervisor mais experiente da célula escalonando ou pedindo autorização de qualquer a colegas de iguais níveis diminuindo sua credibilidade.
7.3 Supervisores que batem o ponto de saída, e voltam para célula para efetuar a função.
Resposta/ARM: na redução do intervalo de almoço dos supervisores a empresa alega que por enquanto não existe a possibilidade devido ao horário da operação. A ARM desconhece qualquer supervisor que esteja insatisfeito com a mudança de célula e mesmo assim ira rever com a equipe se tem algum problema. A Empresa não autoriza nenhum trabalhador a bater o ponto e continuar trabalhando.

8. Equipamento de trabalho.
8.1 Houve uma melhora quanto a distribuição de Heads Sets e bases, mas ainda precisa ter uma organização maior para seguir o que é especificado pela NR 17 inclusive ter a disposição para novos empregados esses equipamentos.
Resposta/ARM: a ARM faz frequentes compras de equipamentos e devido a mau uso dos heads sets pelo trabalhador a empresa vai minimizar o tempo de compra.

9. Falta de comunicação e omissão de informação / RH.
9.1 Quando acontece algo que vá prejudicar o funcionário a empresa muitas vezes sabendo não avisa de antemão ou quando avisa passa somente para a gestão que acaba passando a informação para uma espécie de elite e os demais ficam sem saber ou com a informação pela metade.
9.2 Ainda maior falta de respeito é o trabalhador ter uma informação omitida pela sua gestão ou for proibida ou coagida a não procurar seus direitos pela informação sobre seu salário, suas horas extras, etc. Muitas vezes o empregado não pode ir ao RH sozinho.
9.3 O atendimento do RH e restrito a 1h pela manha e 1hs a tarde, solicitar o aumento desse atendimento.
9.4 Qualificação dos atendentes do RH, os mesmo não sabem informações trabalhistas de grau simples, para repassar aos funcionários.
Resposta/ARM: na questão de novos procedimentos o RH irá repassar a informação para equipe do centralizado para que seja divulgado nos telões do CRM para que todos os funcionários tenham acesso a informação. No caso de dúvidas ou informações o trabalhador deve procurar primeiro o supervisor. Caso não possa resolver a situação, então que procure o RH.
O atendimento do RH não está restrito a horários específicos. A coordenação junto com a gerência de RH ira avaliar a possibilidade de um treinamento para as funcionárias do RH, referente a questões trabalhistas.
O Sindicato orientou os Delegados Sindicais que toda reivindicação que chegar ao conhecimento deles que oriente o trabalhador a procurar primeiro a supervisão e o RH da Empresa. Não sendo atendido, o Sindicato irá tomar os devidos encaminhamentos das reivindicações.
O Sindicato cobrou um posicionamento da Empresa relacionado atendimento saúde emergencial dentro do CRM, que hoje fica pela responsabilidade dos gestores da operação do centralizado. A Empresa vai avaliar com a diretoria das áreas envolvidas (RH e CRM) o novo processo de atendimento.

LEIA O BOLETIM 797 EM PDF

Esta notícia foi importada automaticamente de nosso antigo website. Caso você identifique algum problema com o conteúdo da mesma, use a área de comentários para nos informar e corrigiremos o problema rapidamente.

Convênios para associados: