Home » Publicações » 2014 » REUNIÃO UNIFICADA COM A EMPRESA RM TELECOM E SINDICATOS DO PR, RS E SC

REUNIÃO UNIFICADA COM A EMPRESA RM TELECOM E SINDICATOS DO PR, RS E SC

Negociação do ACT 2014/15 unificada!

No último dia 26 de março/2014, na sede do Sinttel-RS, em Porto Alegre, reuniram-se os três Sindicatos dos Telefônicos da Região Sul (Sinttel-RS, Sinttel-SC e Sintiitel-PR), buscando iniciar a negociação da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho com a RM, visando a unificação deste acordo, em condições semelhantes e com as devidas correções.

A RM se colocou contrária a negociar em conjunto, não aceitando assim iniciar a negociação da renovação do Acordo, argumentando que as Datas Base são diferenciadas, para cada estado: no mês de abril/no RS; em maio/em SC; e em junho/no PR.

Os três Sindicatos deixaram bem claro para a RM, que a intenção a negociação conjunta agora e todos concordam em estabelecer uma nova Data Base para abril, como já é no RS, tanto para RM como para CAVION.

Os Sindicatos esclareceram à RM, que as novas empreiteiras da OI, que estão iniciando sua operação nos três Estados (RS,SC e PR), já se reuniram com as entidades sindicais dos telefônicos, quando também foi comunicada a ideia de unificação dos Acordos na Região. Com a ICATEL, inclusive, já foram realizadas duas reuniões com a participação dos três Sindicatos do Sul.

Durante a reunião na Capital/RS ficou definido entre Sindicatos e RM Telecom, que a Empresa vai analisar a proposta de negociação conjunta e dará um retorno em breve. A partir de então, espera-se o início das negociações para a renovação do Acordo Coletivo.

Na reunião, ainda foi registrada e forma explícita a revolta dos trabalhadores sobre os efeitos do CLICK; dos cortes de OS; e os Indicadores que estão sendo afetados pela nova postura tomada pela Empresa, que afetam a remuneração dos empregados, reduzindo drasticamente a remuneração.

Foi encaminhada, também, à RM Telecom informações precisas sobre a PPR, a qual deve ser paga neste mês de abril/2014. Os representantes da Empresa disseram que não tinha informações sobre o pagamento desta PPR. Diante disso, os Sindicatos solicitaram a apresentação do balanço da RM para verificação adequada.

Os dirigentes sindicais do PR, RS e SC alertaram os representantes da RM Telecom sobre o efetivo pagamento da PPR, uma vez que a Oi (principal operadora contratante de seus serviços), pagou uma PPR recorde para seus empregados no dia 28 de fevereiro/2013, no valor de 2,97 salários. Como se explica a RM Telecom não pagar o PPR este ano?! Esta foi a pergunta e a cobrança feita pelos Sindicatos. A Empresa garantiu que vão levar o assunto para discussão interna. Em breve, prometeram uma resposta.

Desta forma, foi dada a largada das conversações com a Empresa e os três Sindicatos do Sul. É fundamental a unidade de todos os trabalhadores da RM Telecom dos três Estados.
Demos um passo importante e positivo no sentido de uma negociação fortalecida pela Categoria Telefônica da Região Sul do Brasil. Manter todos unidos e mobilizados – a partir de agora – é ponto número um para as negociações que virão.

Os trabalhadores da RM no Sul devem estar preparados – junto com seus Sindicatos, para enfrentar os desafios, caso a Empresa resolva não atender as reivindicações apresentadas e a dificultar a consolidação dos Acordos Coletivos e a unificação das Datas Base da Categoria dos Estados do PR, RS e SC.

Estamos prontos para encarar uma boa batalha e contamos com a participação ativa de cada companheiro da Categoria!

PARA IMPRIMIR EM CORES (PDF)

PARA IMPRIMIR EM PRETO (PDF)

Esta notícia foi importada automaticamente de nosso antigo website. Caso você identifique algum problema com o conteúdo da mesma, use a área de comentários para nos informar e corrigiremos o problema rapidamente.

Convênios para associados: