Home » Publicações » 2015 » DIA 1º DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR!

DIA 1º DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR!

Trabalhadores saúdam

sua história de luta!

CATEGORIA TELEFÔNICA DE SANTA CATARINA TEM MUITOS

MOTIVOS PARA LEMBRAR A DATA DE TANTAS BATALHAS

VITORIOSAS E SEMPRE EM DEFESA

DOS DIREITOS DO TRABALHADOR!

O 1º de maio, Dia do Trabalhador é uma data comemorativa para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago/EUA.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária (13 horas diárias).

A greve paralisou o país. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos trabalhadores.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, os trabalhadores instituiram o mesmo dia das manifestações como data de luta pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data.

Atualmente, inúmeros países adotam o Dia 1° de Maio como o Dia do Trabalho.

FONTE:www.brasilescola.com

Esta notícia foi importada automaticamente de nosso antigo website. Caso você identifique algum problema com o conteúdo da mesma, use a área de comentários para nos informar e corrigiremos o problema rapidamente.

Convênios para associados: