Pesquisar
Close this search box.

SINTTEL-SC FEZ REUNIÃO COM COMPANHEIROS DA ALCATEL-LUCENT, EM FLORIANÓPOLIS

SINTTEL-SC FEZ REUNIÃO COM COMPANHEIROS

DA ALCATEL-LUCENT, EM FLORIANÓPOLIS

Sindicato e Categoria avaliam e deliberam

posições sobre a migração

na Planta Interna da Oi.

Palavra de ordem é “sem perdas!”

Os dirigentes do Sinttel-SC estiveram reunidos com os trabalhadores da Alcatel-Lucent, na sede da empresa, no Estreito, em Florianópolis/SC, neste dia 21 (quinta-feira), tratando da migração dos companheiros que trabalham na planta interna da Oi e que serão absorvidos pela operadora, provavelmente, durante o mês de abril.

A direção do Sinttel-SC fez uma exposição e um resumo detalhado de tudo que já foi discutido e passado pela Oi, em reunião que o Sindicato – junto com a Comissão Nacional da Fenattel, realizou com os gestores da Oi. no último dia 19, no Rio de Janeiro, conforme já foi divulgado aqui no Site.

MANUTENÇÃO DAS 40 HORAS SEMANAIS – O Sinttel-SC e a Categoria se posicionaram e concluíram alguns itens em relação ao processo de migração.

Ficou claro, por exemplo, que os trabalhadores e o Sindicato lutarão – como vem fazendo até aqui – pela manutenção das 40 horas semanais na jornada de trabalho. A Categoria oriunda da Alcatel-Lucent não abre mão de receber o mesmo tratamento que hoje os trabalhadores da Oi tem. Nenhuma forma de estender esta jornada será aceita, como é o caso do sistema de trabalho em escalas, que já foi aventado em proposta para a transição.

MIGRAÇÃO COM REAJUSTE SALARIAL – Os trabalhadores e o Sinttel-SC decidiram, também, que não abrirão mão do reajuste salarial previsto na Data Base (1º de abril). Assim sendo, a migração deverá ser feita com a devida correção salarial.

Na mesma linha de não abrir mão de direitos conquistados, houve consenso entre os trabalhadores, que não há nenhuma chance de se aplicar perdas no total da remuneração salarial, a qual é complementada com o pagamento do chamado “sobreaviso garantido” e “diária de projeto”.. Ele, hoje, representa em torno de 30 a 40% da remuneração global dos empregados da Alcatel-Lucent.

TRANSPARÊNCIA – O Sinttel-SC solicita transparência sobre os cargos, principalmente nos casos de distorções salariais, referentes aos técnicos que possuem CREA.

NADA SERÁ ASSINADO SEM APROVAÇÃO DA CATEGORIA – Finalmente, durante a reunião com os companheiros de base, os dirigentes do Sinttel-SC reafirmaram que nenhum aditivo ou documento será assinado pelo Sindicato sem a devida discussão e deliberação dos trabalhadores envolvidos. A Categoria é a dona do direito e, portanto, o Sinttel-SC respeitará e defenderá – como sempre fez – a soberania dos trabalhadores em decidir seus destinos.
EMPRESAS TEM ATÉ DIA 9 – Por fim, ficou acertado na reunião desta quinta que o Sinttel-SC e os trabalhadores abrem um prazo até o dia 9 de abril próximo (quinta-feira) para que as empresas Oi e Alcatel-Lucent garantam os itens apresentados aqui na migração que irá acontecer. Caso contrário, já no dia 10 de abril, quando irá acontecer uma nova reunião entre Sindicato e trabalhadores, Sinttel-SC e Categoria vão analisar novos encaminhamentos a serem adotados diante de mais esta transição.

SINDICATO E CATEGORIA MOBILIZADOS! – O Sinttel-SC, mais uma vez, está preparado para enfrentar esta batalha junto com a Categoria em Santa Catarina. Não será a primeira vez que vamos encarar este desafio de garantir os direitos do trabalhador, através da unidade, do trabalho sindical maduro e da mobilização geral da Categoria no Estado.

ESPERA-SE POR BOM SENSO – A expectativa é que as empresas tenham bom senso e saibam respeitar e valorizar seus trabalhadores – responsáveis diretos pelos bons resultados que as empresas do setor vem acumulando nos últimos anos.

Estamos prontos para o bom diálogo e a boa batalha!

 

Esta notícia foi importada automaticamente de nosso antigo website. Caso você identifique algum problema com o conteúdo da mesma, use a área de comentários para nos informar e corrigiremos o problema rapidamente.

Compartilhe

Pesquisa

Contate-nos