Negociação do ACT 2014/15 unificada!
No último dia 26 de março/2014, na sede do Sinttel-RS, em Porto Alegre, reuniram-se os três Sindicatos dos Telefônicos da Região Sul (Sinttel-RS, Sinttel-SC e Sintiitel-PR), buscando iniciar a negociação da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho com a RM, visando a unificação deste acordo, em condições semelhantes e com as devidas correções.
A RM se colocou contrária a negociar em conjunto, não aceitando assim iniciar a negociação da renovação do Acordo, argumentando que as Datas Base são diferenciadas, para cada estado: no mês de abril/no RS; em maio/em SC; e em junho/no PR.
Os três Sindicatos deixaram bem claro para a RM, que a intenção a negociação conjunta agora e todos concordam em estabelecer uma nova Data Base para abril, como já é no RS, tanto para RM como para CAVION.
Os Sindicatos esclareceram à RM, que as novas empreiteiras da OI, que estão iniciando sua operação nos três Estados (RS,SC e PR), já se reuniram com as entidades sindicais dos telefônicos, quando também foi comunicada a ideia de unificação dos Acordos na Região. Com a ICATEL, inclusive, já foram realizadas duas reuniões com a participação dos três Sindicatos do Sul.
Durante a reunião na Capital/RS ficou definido entre Sindicatos e RM Telecom, que a Empresa vai analisar a proposta de negociação conjunta e dará um retorno em breve. A partir de então, espera-se o início das negociações para a renovação do Acordo Coletivo.
Na reunião, ainda foi registrada e forma explícita a revolta dos trabalhadores sobre os efeitos do CLICK; dos cortes de OS; e os Indicadores que estão sendo afetados pela nova postura tomada pela Empresa, que afetam a remuneração dos empregados, reduzindo drasticamente a remuneração.
Foi encaminhada, também, à RM Telecom informações precisas sobre a PPR, a qual deve ser paga neste mês de abril/2014. Os representantes da Empresa disseram que não tinha informações sobre o pagamento desta PPR. Diante disso, os Sindicatos solicitaram a apresentação do balanço da RM para verificação adequada.
Os dirigentes sindicais do PR, RS e SC alertaram os representantes da RM Telecom sobre o efetivo pagamento da PPR, uma vez que a Oi (principal operadora contratante de seus serviços), pagou uma PPR recorde para seus empregados no dia 28 de fevereiro/2013, no valor de 2,97 salários. Como se explica a RM Telecom não pagar o PPR este ano?! Esta foi a pergunta e a cobrança feita pelos Sindicatos. A Empresa garantiu que vão levar o assunto para discussão interna. Em breve, prometeram uma resposta.
Desta forma, foi dada a largada das conversações com a Empresa e os três Sindicatos do Sul. É fundamental a unidade de todos os trabalhadores da RM Telecom dos três Estados.
Demos um passo importante e positivo no sentido de uma negociação fortalecida pela Categoria Telefônica da Região Sul do Brasil. Manter todos unidos e mobilizados – a partir de agora – é ponto número um para as negociações que virão.
Os trabalhadores da RM no Sul devem estar preparados – junto com seus Sindicatos, para enfrentar os desafios, caso a Empresa resolva não atender as reivindicações apresentadas e a dificultar a consolidação dos Acordos Coletivos e a unificação das Datas Base da Categoria dos Estados do PR, RS e SC.
Estamos prontos para encarar uma boa batalha e contamos com a participação ativa de cada companheiro da Categoria!