Pesquisar
Close this search box.

SINTTEL-SC FAZ BLITZ EM DEFESA DOS TRABALHADORES!

Cobrando as soluções!

As perdas que os trabalhadores vem tendo com as médias da gratificação de desempenho. Este é o principal problema que a direção do Sinttel-SC vem enfrentando, neste momento, desde o início deste mês, em relação aos companheiros da RM Telecom.

A DEFINIÇÃO DA MÉDIA NO “CLICK”!
O Sindicato discutiu essas perdas com os gestores da RM e ficou acordado que a média a ser calculada é a dos últimos três meses antes da implantação do “click” de cada Região de Santa Catarina.
Ficou estipulado que não serão aplicados os meses que o trabalhador tirou férias ou teve afastamento por acidente de trabalho, ou atestado médico.

A iniciativa dos dirigentes do Sinttel-SC em procurar a Empresa aconteceu, imediatamente, após a manifestação dos trabalhadores. Foram constatados erros nas médias de produção (Gratificação de Desempenho).

EMPRESA RECONHECE ERROS!
Os mais prejudicados com este equívoco foram os técnicos de TUP (80% do quadro funcional) e, por isso, o Sindicato solicitou à aos gestores da RM Telecom que apontassem quais critérios e regras que foram utilizados para obter as médias de produção.

A Empresa reconhecendo os erro nas médias, realizou as correções, apresentando ao Sinttel-SC uma planilha com os valores corretos e com o acréscimo dos 6%, conforme decisão judicial do Dissídio de greve. Ao todo, o Sindicato pleiteou, a correção de valores nas médias para mais de 460 trabalhadores.

Mediante solicitação da direção do Sinttel-SC, a Empresa se prontificou a pagar os valores devidos aos trabalhadores até o dia 20 deste mês.

TRABALHADOR ATENTO!
O Sinttel-SC orienta os companheiros da RM Telecom que ainda tiverem dúvidas sobre o assunto, procurem os diretores do Sindicato ou os gestores da Empresa para que nada fique sob pendência.

Na mesma reunião com a Empresa, o Sindicato garantiu que as médias de produção serão mantidas até que sejam apresentado o novo modelo de pagamento de produção pelo “click” e, posteriormente, levado em assembleia do Sinttel-SC para avaliação e deliberação dos trabalhadores.

Fica o importante alerta que nos casos em que o trabalhador produzir mais do que a média, será paga a diferença. Nos casos que não alcançar a mesma média, será mantido o valor médio estipulado.

ESCALA DE PLANTÃO
Nos últimos anos, a escala de Plantão nos finais de semana é um problema para o trabalhador. A Empresa procede de forma ilegal. A maioria dos empregados trabalham doze dias seguidos para folgar. Isso é um abuso!

A RM Telecom se comprometeu com o Sindicato em administrar melhor as escalas, de forma que os trabalhadores possam ter dois finais de semana (sábado e domingo) de folga, trabalhando um sábado e um domingo, sem ultrapassar o sexto dia trabalhado.

Nos casos de trabalhadores em localidades conhecidas como as “Pontas” (áreas que tem somente de um à três trabalhadores) ” será garantido um final de semana, além de não ultrapassar o sexto dia trabalhado. Neste caso, ele terá folga no sétimo dia. O Sindicato vai ficar de olho sobre este acordo com a Empresa. Qualquer fato novo, o trabalhador deverá comunicar os diretores do Sinttel-SC para que os devidos encaminhamentos sejam tomados.

FORNECIMENTO DOS EPI e EPCS
Os dirigentes do Sinttel-SC não deixaram dúvidas aos gestores da RM Telecom: nenhum trabalhador tem obrigação de treinar novos contratados, uma vez que este trabalho de instrutor não é remunerado. A tarefa de treinamento é da Empresa, de acordo com a legislação e as normas de segurança.

Os gestores da RM garantiram, durante a reunião, que a Empresa já esta realizando os treinamentos devidos e que os novos trabalhadores só irão a campo após a conclusão de todo o processo de treinamento.

TROCA DOS UNIFORMES
O uso de uniformes em condições foi outro assunto tratado: a situação destes uniformes e EPI e EPC. De tão esfarrapados, o trabalhador usa sua vestimenta própria.

Outra grande preocupação denunciada são as escadas externas, trincadas, sem as bandeirolas, trazendo riscos ao trabalhador.

O Sinttel-SC avisou que irá monitorar, junto com a Categoria, as condições desses EPI e EPC. O Sindicato vai enviar para a Empresa, fotos e locais desatendidos nestes itens. Caso isso não seja regularizado com brevidade, o Sindicato vai encaminhar denúncia ao Ministério Público do Trabalho/SC. A RM Telecom se comprometeu em zelar pelo cumprimento destes quesitos.

RASTREADOR ANJO DA GUARDA
Sobre o Sistema Anjo da Guarda (Rastreador), os representantes da RM – junto com proprietário do sistema, estiveram no Sinttel-SC apresentando o funcionamento deste novo controle de combustível.

Os dirigentes do Sindicato apontaram o risco de “invasão de privacidade” após o horário de trabalho. O fato é que o tal “rastreador” permanece ligado após a jornada de trabalho, em que pese a Empresa especializada afirmar que não rasteará o veículo após a jornada.

A Empresa avisou que instalará este equipamento nos carros locados à partir do dia 15. Aqueles que não aceitarem esta instalação, a Empresa alerta que fará o destrato do contrato de locação e em 30 dias fornecerá carro da própria frota, equipados com o Sistema.

O sindicato através da sua assessoria jurídica irá solicitar judicialmente a intervenção da instalação deste equipamento nos carros locados de proprie
dade dos trabalhadores, pelo qual o mesmo após a jornada de trabalho continua com o sistema de rastreamento ativo.

PAGAMENTO DOS VALES!
O Sindicato cobrou da RM Telecom a razão de não ter depositado – neste mês – o equivalente a 26 tíquetes (Incluso todos os sábados). Este pagamento vinha ocorrendo há dois anos.

A Empresa tem um entendimento peculiar e estranho: diz que é equivocado o pleito, ao invocar o Artigo 468 da CLT como base para manutenção do VR. Afirma a RM Telecom que, mesmo reduzindo a carga horária, conforme pactuado, não se trata de alteração contratual que desfavorece o trabalhador. Segundo entendem, é um benefício concedido pela Empresa, para fins de alimentação do trabalhador por cada dia trabalhado. Se o mesmo não trabalha aos sábados, então, é indevida a concessão. Dizem os gestores, ainda, que a RM Telecom está regularmente inscrita no Programa de Alimentação do Trabalhado – PAT, concedendo o benefício em consonância com a lei. Argumenta a Empresa que o VR não tem natureza salarial, não se incorpora à remuneração, para quaisquer efeitos. Trata-se, arremata a Empresa, de benefício alimentar por dia trabalhado conforme o ACT. Se a carga horária de trabalho foi reduzida, reduzido será o benefício, conclui a RM.

Fácil entender o que é verdade e como a Empresa manipula os argumentos a seu favor: em nenhum momento foi reduzida a carga horária de trabalho, mantendo-se as exatas 44 horas semanais de trabalho e as atividades nos finais de semana permanecem.

É de conhecimento e todos que a RM Telecom vem convocando os seus trabalhadores para os finais de semana, já que o quadro é reduzido e não por causa da vitoriosa greve de 29 dias, a qual conquistou a regularização da jornada de trabalho em Santa Catarina, equiparando trabalhadores de Regiões/SC diferentes, que dam discriminados há mais de dez anos.

Sobre mais esta aberração, o Sinttel-SC vai encaminhar, na próxima semana, uma ação junto ao Tribunal Regional do Trabalho/SC, para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos.
O Sindicato vai dar ampla divulgação à Categoria sobre este processo e já conclama a todos os trabalhadores a se mobilizarem – junto com o Sinttel-SC – a mais esta luta!

REUNIÃO COM A OI
O novo “click software” e os problemas que este sistema vem gerando no dia a dia dos trabalhadores da Planta Externa. Esta foi a pauta da reunião, no último dia 5, ocorrida entre os dirigentes sindicais da Comissão Nacional de Negociação da Fenattel – da qual faz parte o Sintel-SC – e os gestores da Oi.

A Oi apresentou a “nova ferramenta” e informou quais países/operadoras já utilizam este novo “software”, entre eles a Sky, Rogers, Vodanete, Ericson, Directv, Behl, Tellus, entre outras.

Segundo afirmam, a ferramenta é para melhorar a qualidade dos serviços aos clientes OI. A OI realizará em suas PSR´s (RM, SEREDE, TELEMOM) um curso de certificação para os trabalhadores.

Os dirigentes sindicais da Comissão/Fenattel relatam aos gestores da operadora os problemas que essa nova fermenta vem trazendo para os trabalhadores catarinenses, incluindo prejuízos financeiros.

O sindicalistas apontam, por exemplo, problemas com deslocamento improdutivo; pendência de serviços; despacho de prioridades ANATEL/PROCON, a inclusão dos técnicos com problemas do “click”, serviços despachados durante o horário do almoço e após a jornada (desrespeitando o descanso do trabalhador), ainda, os serviços improdutivos e as agressões que os trabalhadores vem sofrendo por clientes/Oi, em decorrência do novo “click”.

SITUAÇÃO É PRECÁRIA!
A Comissão/Fenattel também denunciou que as empresas prestadoras de serviços não estão dando fornecimento adequado de uniformes e ferramentas, EPI e EPC’s aos companheiros, os quais se apresentam aos clientes em condições constrangedoras.

Além desses fatores, também se apontou as condições precárias das Estações da Oi (DG´s), com banheiros sujos e sem água, pra não falar do abandono que se encontram os pátios dessas estações.

OLHO VIVO E MOBILIZAÇÃO!
Os dirigentes do Sinttel-SC – mais uma vez – convoca a Categoria para esta cruzada de regularização destes problemas graves e desrespeitos com os trabalhadores em Santa Catarina!

O Sindicato solicita que cada um fique de olho vivo e denuncie cada situação e problema encontrado. Só assim, o Sinttel-SC dará início – rápido – numa solução diante das empresas, inclusive denuncias ao Ministério Publico do Trabalho.

Os diretores do Sindicato deixaram bem claro aos gestores da Oi que a Categoria e o Sinttel-Sc repudiam e não vão aceitar a forma discriminatória que a operadora trata os trabalhadores terceirizados. Eles são responsáveis, também, pela qualidade e os altos lucro que a Empresa vem obtendo historicamente.

Sindicato e trabalhadores vão lutar onde for preciso para defender seus direitos conquistados em mais de 50 anos de história, aqui no Estado!

PARA IMPRIMIR EM PDF

Esta notícia foi importada automaticamente de nosso antigo website. Caso você identifique algum problema com o conteúdo da mesma, use a área de comentários para nos informar e corrigiremos o problema rapidamente.

Compartilhe

Pesquisa

Contate-nos