Cobrando as soluções!
As perdas que os trabalhadores vem tendo com as médias da gratificação de desempenho. Este é o principal problema que a direção do Sinttel-SC vem enfrentando, neste momento, desde o início deste mês, em relação aos companheiros da RM Telecom.
A DEFINIÇÃO DA MÉDIA NO “CLICK”!
O Sindicato discutiu essas perdas com os gestores da RM e ficou acordado que a média a ser calculada é a dos últimos três meses antes da implantação do “click” de cada Região de Santa Catarina.
Ficou estipulado que não serão aplicados os meses que o trabalhador tirou férias ou teve afastamento por acidente de trabalho, ou atestado médico.
A iniciativa dos dirigentes do Sinttel-SC em procurar a Empresa aconteceu, imediatamente, após a manifestação dos trabalhadores. Foram constatados erros nas médias de produção (Gratificação de Desempenho).
EMPRESA RECONHECE ERROS!
Os mais prejudicados com este equívoco foram os técnicos de TUP (80% do quadro funcional) e, por isso, o Sindicato solicitou à aos gestores da RM Telecom que apontassem quais critérios e regras que foram utilizados para obter as médias de produção.
A Empresa reconhecendo os erro nas médias, realizou as correções, apresentando ao Sinttel-SC uma planilha com os valores corretos e com o acréscimo dos 6%, conforme decisão judicial do Dissídio de greve. Ao todo, o Sindicato pleiteou, a correção de valores nas médias para mais de 460 trabalhadores.
Mediante solicitação da direção do Sinttel-SC, a Empresa se prontificou a pagar os valores devidos aos trabalhadores até o dia 20 deste mês.
TRABALHADOR ATENTO!
O Sinttel-SC orienta os companheiros da RM Telecom que ainda tiverem dúvidas sobre o assunto, procurem os diretores do Sindicato ou os gestores da Empresa para que nada fique sob pendência.
Na mesma reunião com a Empresa, o Sindicato garantiu que as médias de produção serão mantidas até que sejam apresentado o novo modelo de pagamento de produção pelo “click” e, posteriormente, levado em assembleia do Sinttel-SC para avaliação e deliberação dos trabalhadores.
Fica o importante alerta que nos casos em que o trabalhador produzir mais do que a média, será paga a diferença. Nos casos que não alcançar a mesma média, será mantido o valor médio estipulado.
ESCALA DE PLANTÃO
Nos últimos anos, a escala de Plantão nos finais de semana é um problema para o trabalhador. A Empresa procede de forma ilegal. A maioria dos empregados trabalham doze dias seguidos para folgar. Isso é um abuso!
A RM Telecom se comprometeu com o Sindicato em administrar melhor as escalas, de forma que os trabalhadores possam ter dois finais de semana (sábado e domingo) de folga, trabalhando um sábado e um domingo, sem ultrapassar o sexto dia trabalhado.
Nos casos de trabalhadores em localidades conhecidas como as “Pontas” (áreas que tem somente de um à três trabalhadores) ” será garantido um final de semana, além de não ultrapassar o sexto dia trabalhado. Neste caso, ele terá folga no sétimo dia. O Sindicato vai ficar de olho sobre este acordo com a Empresa. Qualquer fato novo, o trabalhador deverá comunicar os diretores do Sinttel-SC para que os devidos encaminhamentos sejam tomados.
FORNECIMENTO DOS EPI e EPCS
Os dirigentes do Sinttel-SC não deixaram dúvidas aos gestores da RM Telecom: nenhum trabalhador tem obrigação de treinar novos contratados, uma vez que este trabalho de instrutor não é remunerado. A tarefa de treinamento é da Empresa, de acordo com a legislação e as normas de segurança.
Os gestores da RM garantiram, durante a reunião, que a Empresa já esta realizando os treinamentos devidos e que os novos trabalhadores só irão a campo após a conclusão de todo o processo de treinamento.
TROCA DOS UNIFORMES
O uso de uniformes em condições foi outro assunto tratado: a situação destes uniformes e EPI e EPC. De tão esfarrapados, o trabalhador usa sua vestimenta própria.
Outra grande preocupação denunciada são as escadas externas, trincadas, sem as bandeirolas, trazendo riscos ao trabalhador.
O Sinttel-SC avisou que irá monitorar, junto com a Categoria, as condições desses EPI e EPC. O Sindicato vai enviar para a Empresa, fotos e locais desatendidos nestes itens. Caso isso não seja regularizado com brevidade, o Sindicato vai encaminhar denúncia ao Ministério Público do Trabalho/SC. A RM Telecom se comprometeu em zelar pelo cumprimento destes quesitos.
RASTREADOR ANJO DA GUARDA
Sobre o Sistema Anjo da Guarda (Rastreador), os representantes da RM – junto com proprietário do sistema, estiveram no Sinttel-SC apresentando o funcionamento deste novo controle de combustível.
Os dirigentes do Sindicato apontaram o risco de “invasão de privacidade” após o horário de trabalho. O fato é que o tal “rastreador” permanece ligado após a jornada de trabalho, em que pese a Empresa especializada afirmar que não rasteará o veículo após a jornada.
A Empresa avisou que instalará este equipamento nos carros locados à partir do dia 15. Aqueles que não aceitarem esta instalação, a Empresa alerta que fará o destrato do contrato de locação e em 30 dias fornecerá carro da própria frota, equipados com o Sistema.
O sindicato através da sua assessoria jurídica irá solicitar judicialmente a intervenção da instalação deste equipamento nos carros locados de proprie
dade dos trabalhadores, pelo qual o mesmo após a jornada de trabalho continua com o sistema de rastreamento ativo.
PAGAMENTO DOS VALES!
O Sindicato cobrou da RM Telecom a razão de não ter depositado – neste mês – o equivalente a 26 tíquetes (Incluso todos os sábados). Este pagamento vinha ocorrendo há dois anos.
A Empresa tem um entendimento peculiar e estranho: diz que é equivocado o pleito, ao invocar o Artigo 468 da CLT como base para manutenção do VR. Afirma a RM Telecom que, mesmo reduzindo a carga horária, conforme pactuado, não se trata de alteração contratual que desfavorece o trabalhador. Segundo entendem, é um benefício concedido pela Empresa, para fins de alimentação do trabalhador por cada dia trabalhado. Se o mesmo não trabalha aos sábados, então, é indevida a concessão. Dizem os gestores, ainda, que a RM Telecom está regularmente inscrita no Programa de Alimentação do Trabalhado – PAT, concedendo o benefício em consonância com a lei. Argumenta a Empresa que o VR não tem natureza salarial, não se incorpora à remuneração, para quaisquer efeitos. Trata-se, arremata a Empresa, de benefício alimentar por dia trabalhado conforme o ACT. Se a carga horária de trabalho foi reduzida, reduzido será o benefício, conclui a RM.
Fácil entender o que é verdade e como a Empresa manipula os argumentos a seu favor: em nenhum momento foi reduzida a carga horária de trabalho, mantendo-se as exatas 44 horas semanais de trabalho e as atividades nos finais de semana permanecem.
É de conhecimento e todos que a RM Telecom vem convocando os seus trabalhadores para os finais de semana, já que o quadro é reduzido e não por causa da vitoriosa greve de 29 dias, a qual conquistou a regularização da jornada de trabalho em Santa Catarina, equiparando trabalhadores de Regiões/SC diferentes, que dam discriminados há mais de dez anos.
Sobre mais esta aberração, o Sinttel-SC vai encaminhar, na próxima semana, uma ação junto ao Tribunal Regional do Trabalho/SC, para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos.
O Sindicato vai dar ampla divulgação à Categoria sobre este processo e já conclama a todos os trabalhadores a se mobilizarem – junto com o Sinttel-SC – a mais esta luta!
REUNIÃO COM A OI
O novo “click software” e os problemas que este sistema vem gerando no dia a dia dos trabalhadores da Planta Externa. Esta foi a pauta da reunião, no último dia 5, ocorrida entre os dirigentes sindicais da Comissão Nacional de Negociação da Fenattel – da qual faz parte o Sintel-SC – e os gestores da Oi.
A Oi apresentou a “nova ferramenta” e informou quais países/operadoras já utilizam este novo “software”, entre eles a Sky, Rogers, Vodanete, Ericson, Directv, Behl, Tellus, entre outras.
Segundo afirmam, a ferramenta é para melhorar a qualidade dos serviços aos clientes OI. A OI realizará em suas PSR´s (RM, SEREDE, TELEMOM) um curso de certificação para os trabalhadores.
Os dirigentes sindicais da Comissão/Fenattel relatam aos gestores da operadora os problemas que essa nova fermenta vem trazendo para os trabalhadores catarinenses, incluindo prejuízos financeiros.
O sindicalistas apontam, por exemplo, problemas com deslocamento improdutivo; pendência de serviços; despacho de prioridades ANATEL/PROCON, a inclusão dos técnicos com problemas do “click”, serviços despachados durante o horário do almoço e após a jornada (desrespeitando o descanso do trabalhador), ainda, os serviços improdutivos e as agressões que os trabalhadores vem sofrendo por clientes/Oi, em decorrência do novo “click”.
SITUAÇÃO É PRECÁRIA!
A Comissão/Fenattel também denunciou que as empresas prestadoras de serviços não estão dando fornecimento adequado de uniformes e ferramentas, EPI e EPC’s aos companheiros, os quais se apresentam aos clientes em condições constrangedoras.
Além desses fatores, também se apontou as condições precárias das Estações da Oi (DG´s), com banheiros sujos e sem água, pra não falar do abandono que se encontram os pátios dessas estações.
OLHO VIVO E MOBILIZAÇÃO!
Os dirigentes do Sinttel-SC – mais uma vez – convoca a Categoria para esta cruzada de regularização destes problemas graves e desrespeitos com os trabalhadores em Santa Catarina!
O Sindicato solicita que cada um fique de olho vivo e denuncie cada situação e problema encontrado. Só assim, o Sinttel-SC dará início – rápido – numa solução diante das empresas, inclusive denuncias ao Ministério Publico do Trabalho.
Os diretores do Sindicato deixaram bem claro aos gestores da Oi que a Categoria e o Sinttel-Sc repudiam e não vão aceitar a forma discriminatória que a operadora trata os trabalhadores terceirizados. Eles são responsáveis, também, pela qualidade e os altos lucro que a Empresa vem obtendo historicamente.
Sindicato e trabalhadores vão lutar onde for preciso para defender seus direitos conquistados em mais de 50 anos de história, aqui no Estado!