Trabalhadores cobram respeito
e humanização no Setor!
O Comitê Nacional de Teleatendimento da Fenattel, composto de representantes sindicais (Sinttéis), vinculados a esta área de trabalho (“call centers”) nos estados do PR, SP, GO, RJ, BA, CE, RN, e Santa Catarina, estive reunido, no último dia 7 de outubro, para discutir problemas levantados pelos trabalhadores da empresa Contax, em todo o Brasil.
As situações que provocam sofrimento à Categoria são diversas e os Sindicatos Telefônicos – como é o caso d Sinttel-SC – vem cobrando as soluções imediatas, tais como:
– Excessos na aplicação de penalidades, ou seja, advertências e suspensões. Desumanidade total e desrespeito com o trabalhador, falta de cuidado com as pessoas, e lideranças. Os supervisores são permanentemente pressionados pelos gerentes e coordenadores para atingimento de metas corporativas. Com isso, quem acaba "pagando o pato" são os teleatendentes, normalmente jovens e já submetidos a traumas psicológicos e até físicos;
– Descrédito das regras e pagamentos de comissões. As regras mudam permanentemente e não são claras. O trabalhador se esforça para cumpri-las e chega no final do mês. Como “prêmio", seda a planilha! Tudo é motivo para zerar a planilha;
– Diferenciação salariais nos valores de Vale Alimentação, entre outros diversos benefícios. Por isso, a Fenattel/Sinttéis – juntos – estão pressionando a Contax para que, de uma vez por todas, resolva estas situações;
– O assédio moral é usado como forma de tratamento pela Empresa. Os teleatendentes sofrem ameaças de justa causa e são xingados praticamente diariamente pelos seus “líderes";
– Especialmente, na Contax de Joinville, o Sinttel-SC/Fenattel exigem que seja resolvida – definitivamente – o plano de saúde da Unimed dos trabalhadores, o qual, ainda, não existe.
Durante a reunião do Comitê/Fenattel/Sinttéis, também foi discutida a função dos teleatendentes. Foi denunciado pelos próprios trabalhadores e divulgado em rede nacional – no programa Fantástico”/TV Globo (dia 5 de outubro/2014), o drama vivido por estes trabalhadores telefônicos. Para entender melhor a denúncia, acesse o vídeo, conforme já divulgamos aqui.
O Sinttel-SC, junto com o Comitê Nacional de Teleatendimento da Fenattel, luta para que o Vale Alimentação do Nordeste seja pago no valor prometido, ou seja, R$ 4,90, conforme foi negociado com a Contax. Até agora, esta promessa antiga não foi cumprida pela Empresa.
O Comitê/Fenattel/Sinttéis entendem que – com mobilização e unidade da Categoria – os trabalhadores poderão obter mais respeito e consideração dos gestores da Contax, que ainda não entenderam que as relações entre Capital e Trabalho podem ser civilizadas e produtivas, sem o sofrimento e a exploração de ninguém.
Juntos somos fortes!