Depois das manifestações contra a PEC 55 (antiga PEC 241), representantes do DIEESE, das centrais sindicais e sindicatos, reuniram-se para debater o atual cenário político e econômico do País. O encontro foi na manhã desta terça-feira, 22, no auditório da FECESC (Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de SC) e teve como tema “Canários Conjunturais e os imensos desafios dos trabalhadores”.
Um dos assuntos abordados foi a importância da força dos sindicatos no ambiente de trabalho, pois a categoria precisa sentir a presença dos dirigentes sindicais e se sentir segura com o trabalho realizado pelos mesmos. Todos têm direito à organização sindical. Segundo o Sociólogo e Diretor Técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, o cenário do desemprego que, hoje é crescente, está se transformando numa situação de “desemprego crônico”. Isto porque nossa economia não gera emprego e o trabalhador desempregado espera cerca de um ano por uma vaga no mercado de trabalho.
Os sindicatos e suas centrais continuam com a luta contra o golpe que tira os direitos dos trabalhadores. Entenda o que os patrões querem tirar da categoria:
- Estabelecer o negociado sobre o legislado, tornando possível o fim das leis trabalhistas;
- Redução de férias para menos de 30 dias;
- Redução da licença maternidade;
- Fim da multa do FGTS, facilitando as demissões sem justa causa;
- Redução do valor da hora extra;
- 13º salário menor e parcelado em diversas vezes;
- Fim dos aumentos do salário mínimo;
- Reforma da previdência;
- Aprovação da terceirização sem limites, pois um trabalhador terceirizado recebe em torno de 30% a menos que os trabalhadores não terceirizados.
Concentre-se nesta luta!
Fique atento ao seu Sindicato.
Sinttel-SC, juntos somos mais fortes!