Muitos trabalhadores ainda têm dúvidas sobre as tão faladas “contas inativas do FGTS”. As perguntas são variadas e constantes, por isso vamos esclarecer o que são essas contas e o procedimento para o saque do FGTS.
Uma conta inativa é aquela em que o trabalhador recebeu o FGTS de um contrato de trabalho que foi finalizado. Quem teve o contrato de trabalho encerrado até 31/12/2015 poderá sacar o saldo de suas contas inativas, basta consultar o calendário, que será divulgado no site da Caixa, neste mês. Este calendário organiza os saques durante o período de um ano. Cada vez contrato de trabalho que o trabalhador estabelece com a empresa, gera uma conta de recolhimento de FGTS. Quando o contrato chega ao fim, esta conta deixa de receber os depósitos e torna-se inativa. Dessa forma, ao longo da carreira, o trabalhador pode ter várias contas de FGTS, cada uma delas vinculada a um contrato de trabalho.
- Quem pode sacar o FGTS?
Trabalhadores que tenham uma conta inativa encerrada até 31/12/2015, mesmo que possuam outro contrato de trabalho em vigor.
- Como saber se a conta é inativa?
Basta consultar o extrato e verificar se a data de afastamento é anterior a 31/12/2015.
- É possível ter mais de uma conta inativa?
Sim. Todo contrato de trabalho, com carteira assinada, possui uma conta de FGTS vinculada. Sendo assim, o trabalhador terá mais de uma conta inativa se possuir mais de uma conta de FGTS com saldo e movimentação até 31/12/2015.
- Quem pediu demissão ou foi demitido com justa causa também poderá sacar?
Sim, desde que p desligamento do emprego tenha sido realizado até 31/12/2015.
- Quando o saque poderá ser efetuado?
O calendário de saques será divulgado, ainda, este mês.
- Onde sacar?
Os locais para saque das contas inativas do FGTS também serão divulgados neste mês.
- É possível sacar o FGTS de um emprego atual?
Não. Só serão liberados saques de contas inativas.
- Como consultar o saldo das contas inativas de FGTS?
Através do site da CAIXA, Internet Banking, terminais de autoatendimento (com cartão cidadão) ou aplicativos de smartphones.
Fique atento ao seu Sindicato.
Sinttel-SC, juntos somos mais fortes!