Pesquisar
Close this search box.

Reforma da Previdência abre espaço para taxar até vale-refeição e férias

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/04/2019 04h00

O texto da reforma da Previdência propõe que as alíquotas de contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passem a incidir sobre rendimentos do trabalho “de qualquer natureza”, não só no salário-base. A reforma não cita explicitamente que itens seriam esses de “qualquer natureza”, mas, para especialistas, isso poderia incluir a taxação de benefícios como vale-refeição, adicional de férias e participação nos lucros. Esses elementos poderiam integrar a base de cálculo da contribuição previdenciária.

Empregado pode passar a ganhar menos Caso aprovado, o artigo pode ter como efeito indireto a diminuição do salário dos trabalhadores, em especial os com menos qualificação. “Na prática, é provável que o empregador comece a dar um valor menor no vale-refeição, por exemplo, ou diminua o salário, especialmente nas empresas menores, que têm maior limitação financeira e às vezes não têm como assumir esses encargos”, afirmou o advogado João Badari, especialista em direito previdenciário.

Confira a matéria completa em

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/04/16/inclusao-beneficios-contribuicao-previdenciaria-perda-salarial.htm 

 

 

Compartilhe

Pesquisa

Contate-nos