Pesquisar
Close this search box.

Piso Salarial Estadual é debatido nesta quinta-feira

Durante a última quarta-feira, 26, representantes sindicais, das federações, do DIEESE e dos empregadores, se reuniram na FIESC para a segunda rodada de negociações do piso salarial estadual de 2023. 

O SINTTEL-SC foi representado pelos diretores Sérgio Diniz e Gisele Bethien, e, a exemplo dos demais anos, participou dessa discussão de extrema importância para a classe trabalhadora, para buscar melhorias no piso, em que a categoria se enquadra na faixa 2.

O patronal se limitou a propor reposição das quatro faixas do Piso de acordo com o INPC dos últimos 12 meses, de 5,93%. Diante desta proposta, os representantes dos trabalhadores alegam que é necessário negociar a partir do reajuste do Salário Mínimo Nacional, mais a possibilidade anunciada pelo governo Lula, de um novo reajuste em 1º de maio, no Dia Internacional do Trabalhador. Sendo assim, a reivindicação é de 5% de ganho real (11,13% de reajuste no total). 

Segundo o DIEESE, “O índice de reajuste do Salário Mínimo, hoje, já está em 7,43%, e possivelmente em maio chegará a 9%. Em hipótese alguma é possível fechar o acordo do Piso Estadual pelo INPC”. Diante das divergências de percentuais, não houve acordo do reajuste do Piso Salarial Estadual. A próxima rodada de negociação está agendada para 9 de fevereiro, no mesmo local.

Filie-se ao SINTTEL-SC, juntos somos mais fortes.

Compartilhe

Pesquisa

Contate-nos