Pesquisar
Close this search box.

COMFICA: votação do ACT já tem data marcada

É lamentável que, após 5 rodadas de negociações, a empresa tenha apresentado uma contraproposta aquém do esperado pelos trabalhadores do Estado, sem a garantia de 100% do INPC (4,36%) sobre salários e benefícios, na data-base, que é em 01 de abril, e ao invés de retroagir propôs o parcelamento em 2 vezes.
Segue a contraproposta da empresa:

Reajuste salarial:
Piso Salarial: 4,36%, sendo 2,18% a partir da folha salarial de junho/2023 sobre os valores praticados em 31/03/2023; e 2,18% a partir da folha salarial de outubro/2023 sobre os valores praticados em 31/03/2023.
Reajuste acima piso, demais benefícios e cláusulas financeiras: 4,36%, sendo 2,18% a partir da folha salarial de junho/2023, sobre os valores praticados em 31/03/2023; e 2,18% a partir da folha salarial de outubro/2023 sobre os valores praticados em 31/03/2023.

Vale Alimentação: 4.36% a partir do mês de junho;
Compensação de horas (Incluir no Acordo): Fica mantido o regime de compensação mensal de horas trabalhadas para todos os trabalhadores que estejam subordinados a horário de trabalho, dispensando-se o acréscimo de salário quando compensadas as horas acrescidas no período de fechamento de ponto do mês (16 a 15). As demais horas não compensadas deverão ser integralmente quitadas como extraordinárias aos empregados, no salário do mês imediatamente posterior ao final do prazo devido. A EMPRESA remunerará o saldo credor com adicional de 50%.
PPR 2023: a empresa ficou de avaliar e agendar uma data para as tratativas deste tema.

Segue algumas das reivindicações da pauta dos trabalhadores entregue pelo SINTTEL-SC à empresa:
Reajuste salarial: 100% do INPC (4.36%) + 4% de ganho real, na data-base;
Auxílio alimentação: R$35,00 por dia trabalhado;
Auxílio creche/escola: reembolso das despesas para filhos de trabalhadores e trabalhadoras;
PPR: 2 salários nominais.

O presidente Rogério Soares, informa que, durante a última rodada de negociações com a empresa, salientou aos representantes da mesma que essa contraproposta demonstra a precarização no setor de telecomunicações sempre que há novos contratos das prestadoras de serviços junto com as operadoras. Com a COMFICA não está sendo diferente, pois, no ano passado assumiu o contrato da planta interna junto a à operadora TIM, depois que a antiga prestadora (Ezentis), e da noite para o dia, entregou o contrato justamente por não ter condições financeiras de manter a operação, já que nesses contratos as empresas para se manterem no mercado oferecem preços “lá embaixo” e com isso precarizam as condições de trabalho e principalmente quando é preciso discutir a reposição salarial.
O SINTTEL-SC por diversas vezes tentou que os reajustes fossem realizados dentro da data-base, para que os trabalhadores tivessem ganhos reais e poder de compra dentro do período corrente.
Já que a empresa insiste em formalizar está contraproposta, alegando ser o limite que pode assumir no momento, o SINTTEL-SC, por suas obrigações, convoca todos os trabalhadores da COMFICA em SC, para apreciarem e deliberarem a contraproposta do ACT 2023/2024, e participarem da votação on-line, no próximo dia 20/06 (terça-feira), das 08:00 as 12:00, através do link abaixo. O acesso será liberado apenas na data informada acima.

Trabalhador, a decisão agora é sua. E o que a maioria decidir o Sindicato irá apoiar.
Filie-se ao SINTTEL-SC, juntos somos mais fortes! 

 

Compartilhe

Pesquisa

Contate-nos