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Carta Nacional às empresas sobre COVID-19

O Sinttel-SC, junto da Fenattel – Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações, que representa mais de 650 mil trabalhadores da categoria no País, vêm através desta carta expressar sua preocupação e buscar alinhar soluções para a grave ameaça representada pela pandemia COVID-19.

Por preocupação e precaução com a velocidade com que vem acontecendo o contágio no Brasil, propomos às empresas de  telecom e call centers ações concretas de prevenção e e contenção para que juntos busquemos evitar a propagação do vírus dentro do ambiente de trabalho.

  1. É indispensável a correta higienização das mãos e cuidados ao tossir e espirrar (cobrir com lenço de papel ou com o antebraço). As empresas devem fazer campanhas internas e garantir sabão ou antisséptico de mãos a base álcool. Os setores de medicina do trabalho devem orientar e tirar dúvidas dos trabalhadores. Àqueles que apresentarem sintomas do COVID-19 devem procurar os serviços de saúde ou ser encaminhados para casa.
  2. As empresas devem criar políticas de licença médica flexíveis, sem exigência de atestado médico para os trabalhadores com suspeita e sintomas do COVID-19, e, por orientação das unidades de saúde tiverem que ficar afastados em isolamento residencial.
  3. Possibilitar que os trabalhadores cuidem de familiares doentes.
  4. Trabalhador positivo para COVID-19: as empresas devem seguir o protocolo e agir com transparência de forma a não expor nenhum trabalhador e preservar sua identidade.
  5. Diante de afastamento médico não deve haver prejuízos de salários e benefícios.
  6. Que as empresas procurem adequar o trabalho remoto fornecendo ferramentas tecnológicas, reduzindo o contato pessoal e realizando reuniões virtuais, evitando viagens de trabalho.
  7. Colocar parte dos trabalhadores em seus domicílios de modo que no ambiente de trabalho se assegure 1 metro de distância entre um trabalhador e outro.
  8. As empresas devem liberar os trabalhadores autoimunes e que tenham acima de 60 anos de idade, as gestantes, mães de filhos com menos de 2 anos de vida e portadores de doenças crônicas, dando condições para que possam realizar atividades home office.
  9. Reforço das equipes de limpeza e intensificação da higienização de: banheiros, ferramentas, posições de atendimento, head sets, teclados, mouses, elevadores, corrimões, maçanetas, botões e máquinas de café devem estar limpos e o cancelamento de biometria para registro de ponto e entrada no local de trabalho.
  10. Criação de comitês que dialoguem com a empresa e o sindicato.
  11. Flexibilização das escalas e redução da jornada de trabalho para evitar que os trabalhadores usem o transporte público coletivo em horários de pico.
  12. Estabilidade de seis meses para todos os trabalhadores, tendo em vista, o momento delicado e crítico.

Existe, também, uma grande preocupação com os trabalhadores que atendem os clientes externamente, de forma a serem contaminados ou serem transmissores do COVID-19 , por isso sugerimos que as empresas reavaliem os serviços a serem prestados dando prioridade nos casos de serviços essenciais pra que esses trabalhadores não fiquem expostos aos riscos.

Muitas dessas medidas são pontos que já estão sendo divulgados pela OMS e Ministério da Saúde. Caso as empresas já estejam realizando estas iniciativas, pedimos que continuem reforçando as ações junto aos trabalhadores.

Neste momento o mais importante é a solidariedade e unidade de todos no combate à propagação do vírus em nosso País.

Clique no link ao lado e confira a carta na íntegra: carta COVID19 – Fenattel

Filie-se ao seu Sindicato, juntos somos mais fortes!

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