A União Geral dos Trabalhadores, maior central sindical brasileira na área do setor de comércio e serviços, realiza nos dias 22 a 24 de agosto no Eco Cataratas Hotel, na cidade de Foz do Iguaçu, o 1º Encontro Nacional dos Comerciários e Comerciárias, em que são esperados cerca de 600 dirigentes sindicais das entidades do setor do comércio filiadas à central de todas as regiões do país.
A temática será a seguinte: 1)O E-Commerce e as Novas Tecnologias: Desafios para o emprego formal; 2)Agenda 2030: Promovendo os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; 3)ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa): Isto é com Você!; 4)Mídias Sociais e Digitais: A importância para o mercado de trabalho; 5)Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho.
Dentre os palestrantes, destacamos a empresária Luiza Trajano, atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; o professor e escritor Lívio Giosa; o advogado Sandro Lunard, representante do Brasil e da América Latina no Comitê de Liberdade Sindical da OIT – Organização Internacional do Trabalho e o deputado federal Luiz Carlos Motta(PL/SP).
O presidente da UGT-PR, Manassés Oliveira, ressalta que a finalidade do encontro é debater assuntos de grande relevância para o setor do comércio, despertando nos participantes a necessidade de buscarem meios para conciliar as novas tecnologias aplicadas ao comércio com a geração de emprego, oportunizando ainda que os participantes se tornem agentes multiplicadores em suas bases de atuação. “A cada dia temos visto a rápida evolução do mercado de trabalho, principalmente com a inteligência artificial, sem falar que o E-Commerce é um caminho sem volta, e esse é o debate que queremos fazer, aliando ainda a sustentabilidade com as práticas de governança”.
Os presidentes do SINTTEL-SC e SINTTEL-GO, Rogério Soares e Alessandro Torres, além dos diretores Erisvaldo Gomes e Carlos Amorim, do SINTTEL-SC, marcam presença no evento em apoio aos Comerciários e à UGT. “Sempre tivemos uma relação amistosa, em que compartilhamos apoio uns aos outros. Por isso, estamos presentes neste encontro, para dar peso e força a esta iniciativa, até porque, no quesito e-commerce, um dos temas a serem abordados, os sindicatos de telecomunicações se encaixam muito bem, pois a plataforma está dentro de nosso segmento de telecom”, afirma o presidente Rogério Soares.