Nesta terça-feira, 20, teve início a 3ª Reunião do Fórum Permanente para Diálogo de Promoção de Estratégias de Fortalecimento de políticas públicas de autonomia econômica com as Centrais Sindicais.
O fórum teve a presença da ministra das mulheres, Márcia Lopes, e foi coordenado pela secretária do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, e contou com a participação de representantes das centrais sindicais. A diretora do SINTTEL-SC, Gisele Benthien, representou a UGT Brasil, além de Maria Edna Medeiros, do SINTETEL SP, e Ana Katia Garcês di SINTTEL-GO.
A ministra das mulheres, Márcia Lopes, que está em seu 14° dia de mandato, escutou com atenção as lideranças sindicais presentes, e falou sobre os projetos em que está à frente, incluindo a Igualdade Salarial. “Um dos projetos que estamos conduzindo chama-se ‘Não é não’, que visa proteção às mulheres em estabelecimentos como bares, restaurantes, e onde haja a comercialização de bebidas alcoólicas”, salientou a ministra em sua fala.
Luciana Nakamura, do Ministério do Trabalho e Emprego, realizou a apresentação dos próximos passos da Lei de Igualdade Salarial. Também foi apresentado o 3° relatório de transparência de igualdade salarial, e da guia de negociações coletivas.
Além disso, foi aberta a discussão de iniciativas práticas para alcançar a igualdade salarial entre homens e mulheres, e do projeto de formação em negociação coletiva.
“Este é um momento em que trazemos a debate um tema que perdura há anos no mercado de trabalho: a disparidade salarial, inclusive, de cargos. É hora de debater e buscar políticas que regulamentem a igualdade”, afirma Gisele Benthien.
A 3ª Reunião traz à tona um progresso nos debates e negociações, um combate histórico para Sindicatos e Centrais.




