FENATTEL e SINTTEL-SC participam de intercâmbio com o sindicato dos trabalhadores do setor privado da Áustria

A comitiva da FENATTEL, da qual o SINTTEL-SC faz parte, participou de um intercâmbio com o sindicato dos trabalhadores do setor privado da Áustria. O sindicato GPA defende, hoje, 98% dos trabalhadores austríacos, uma representatividade quase unânime no país.
 
A Áustria tem 8 milhões de habitantes e 4 milhões de trabalhadores. Sendo que 98% deles estão protegidos por acordos coletivos. Não há salário-mínimo do governo e, no setor de telecom, o menor salário é de 2 mil euros.
 
No encontro foram debatidos temas como a organização sindical no segmento de telecomunicações; negociações coletivas; homologação das rescisões trabalhistas; remuneração e benefícios, dentre outros. Os dirigentes brasileiros falaram sobre o grande mal do século, que é a saúde mental. Também relataram sobre as ações que estão sendo discutidas no Brasil com as empresas, referente ao trabalho decente e o fim dos assédios.
O secretário geral da FENATTEL, e presidente do SINTTEL-SC, Rogério Soares destaca que “vamos levar muitas considerações ao Brasil, para que nosso trabalho com a categoria de telecomunicações não fique estagnado. Estamos sempre em ascensão, vamos progredir as conquistas e melhores condições de trabalho com os trabalhadores brasileiros, também”.
Para a secretária da juventude da FENATTEL e diretora administrativa financeira do SINTTEL-SC, Gabriela Cordeiro, o intercâmbio foi extremamente produtivo, proporcionando uma ampla troca de conhecimento do sistema sindical austríaco, “o que certamente levaremos ao Brasil e aplicaremos em nossa dinâmica de trabalho, dentro dos parâmetros e diretrizes brasileiras”, afirma Gabriela.
A comitiva da FENATTEL agradece à Federação Austríaca e ao Sindicato GPA pela recepção e toda a troca de experiências.

Compartilhe