Trabalhadores saúdam
sua história de luta!
CATEGORIA TELEFÔNICA DE SANTA CATARINA TEM MUITOS
MOTIVOS PARA LEMBRAR A DATA DE TANTAS BATALHAS
VITORIOSAS E SEMPRE EM DEFESA
DOS DIREITOS DO TRABALHADOR!
O 1º de maio, Dia do Trabalhador é uma data comemorativa para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago/EUA.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária (13 horas diárias).
A greve paralisou o país. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos trabalhadores.
Em 20 de junho de 1889, em Paris, os trabalhadores instituiram o mesmo dia das manifestações como data de luta pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data.
Atualmente, inúmeros países adotam o Dia 1° de Maio como o Dia do Trabalho.
FONTE:www.brasilescola.com