A reunião da última terça-feira, 20/09, foi apenas uma tentativa de negociação. A comissão da Fenattel e o Sinttel-SC negaram a proposta do Grupo Algar, apresentada em 12 de setembro. Entende-se que o proposto pela empresa não atende às reivindicações dos trabalhadores, por isso uma contraproposta foi apresentada:
- Readequação de algumas cláusulas do Acordo Coletivo para incluir no ACT 2016/2017;
- Reduzir de 10% para 1% a coparticipação dos trabalhadores no VA/VR, entre outras que deveriam sofrer ajustes por apresentarem problemas em sua aplicabilidade.
ALGAR ALEGA QUE O PEDIDO DOS SINDICATOS E FENATTEL ESTÁ FORA DO PLANEJADO
A Empresa, por sua vez, recusa o postulado, considerando inalcançável para a negociação do ACT 2016/2017. Assim, faz outra proposta:
- Reajuste de 6,5% para quem recebe até 3 mil reais;
- Reajuste de 6% para quem recebe salário acima de 3 mil reais;
- Reajuste de 6% nos seguintes benefícios: Auxílio alimentação/refeição, auxílio creche/babá, auxílio filhos excepcionais;
- Manutenção do parágrafo 5º e da cláusula 3ª do ACT;
- Pagamento de benefício alimentação/refeição para funcionários afastados por doenças e acidentes de trabalho limitado ao período de 12 meses de afastamento;
- Manutenção das demais cláusulas do ACT.
É ÓBVIO QUE A FENATTEL E SINDICATOS NÃO ACEITARAM!
Enquanto dirigentes sindicais, que defendem os trabalhadores e seus interesses, não aceitamos a proposta por entendermos que está muito distante da realidade esperada pela categoria. Em resposta à Algar, apresentamos a seguinte contraproposta:
- Manutenção do ACT 2015/2016, com reajuste nas cláusulas econômicas no importe de INPC integral do período, equivalente a 9,62%, com ganho real;
- Aumento de 10% VA/VR, com redução na coparticipação do trabalhador, de 10% para 1%;
- Ainda foi solicitada a unificação dos benefícios dos Acordos Coletivos das empresas do Grupo Algar em todos os estados onde os sindicatos filiados à Fenattel tenham base de representação.
Infelizmente a Algar recusou esta contraproposta. A Empresa alega estar FORA DE PLANEJAMENTO. As tratativas continuarão na próxima reunião, prevista para 27 de setembro.
Fique atento ao seu Sindicato.
Sinttel-SC, juntos somos mais fortes!