Depois de tanta luta para conseguir uma resposta sobre o PPR 2016, a TIM respondeu positivamente ao pedido do Sinttel-SC na causa dos trabalhadores. Mesmo com a persistência da operadora em resistir nas negociações do PPR e ACT, o Sindicato conseguiu bons resultados!
A proposta inicial da TIM era não fazer nenhuma antecipação salarial e colocar o EBITDA como condicionador de recebimento. Dessa forma, se o índice econômico não fosse atingido, o PPR seria ZERO. Com a recusa do Sindicato, diante desta inaceitável proposta, a empresa recuou.
Confira os resultados:
- Adiantamento de um salário em 31/10/2016
- RETIRADA do gatilho do EBITDA, que passou a ser apenas um dos objetivos do programa
- Nova forma de avaliação individual
- Escala de 7
- Compromisso de abertura das negociações do PPR/2017 em março do mesmo ano
- Vigência de um ano, entre outros itens
Ainda estamos remando contra a maré do ACT
Estava muito bom para ser verdade! Depois da conquista dos resultados do PPR 2016, nos deparamos com a petulância da empresa sobre o ACT. Para que a empresa acha que estamos de brincadeira! Não tivemos outra alternativa aém de recusar! Veja o que a TIM propôs:
- 5% de reajuste para todos os empregados elegíveis (exceto Gerentes Senior e acima e especialistas master, jovens aprendizes, Estagiários e aposentados por invalidez);
- Aplicação de reajuste proporcional ao período trabalhado (admissão);
- Aplicação do reajuste em março de 2017;
- 5% de reajuste dos benefícios (Creche e PNE) para todos os empregados, independente do tempo de admissão, em novembro de 2016;
- 5% de reajuste do VA para todos os empregados (exceto callcenter) independente do tempo de admissão, em novembro de 2016.
- Manter as cláusulas do ACT 2016/2018
Entendemos que todos os reajustes devem ser retroativos à data-base, ou seja, 1º de setembro! Aceitar proporcionalidade é um retrocesso às condições trabalhistas atuais.
Todos os trabalhadores devem ser incluídos no Acordo e é um absurdo a empresa oferecer ZERO de reajuste no VR dos trabalhadores do CRC. Eles são os que mais sofrem com os reajustes de alimentação.
PROPOSTA DO SINTTEL-SC
- INPC + Aumento Real!
- VR
- Vale Cultura
- Anuênios ou quinquênios (valorizando a fidelização dos trabalhadores)
A próxima reunião será em 08/11/2016. Já deixamos bem claro: Se a TIM não apresentar uma resposta decente, vamos recusar de novo! O trabalhador precisa estar em sintonia com o seu Sindicato para que possamos enfrentar essa luta juntos, de cabeça erguida.
Fique atento ao seu Sindicato.
Sinttel-SC, juntos somos mais fortes!