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A diretoria do SINTTEL-SC participou de uma reunião on-line com representantes da Claro, nesta quarta-feira, 21 de julho.  O objetivo da reunião era negociar o PPR 2021. No entanto, não foi isso que ocorreu.

A empresa compareceu à reunião com uma proposta de PPR pronta. O que era para ser uma negociação, foi uma apresentação. Além da proposta de PPR ser um prato feito, “o prato veio gelado e indigesto”.

Em comparação ao PPR 2020, a nova proposta precariza os critérios de elegibilidade e com metas muito agressivas. Para o presidente Rogério Soares, “esta é uma proposta extremamente prejudicial aos trabalhadores. Não adianta ter 3,6 salários de target se o mesmo é praticamente inatingível”.

O SINTTEL-SC recusou prontamente a proposta apresentada pela Claro e sugeriu que o PPR não seja dividido em três grupos de trabalhadores como é hoje: corporativo, consumo e empresarial. Na visão do Sindicato, o PPR deve ser único, envolvendo todos os trabalhadores, sem distinção, o que criaria uma sinergia maior entre todos.

A empresa também apresentou mudança nos critérios de elegibilidade, que são:

  • proporcionalidade de cargo e área ao longo do ano e não mais com base na posição de dezembro;
  • não pagamento para os pedidos de desligamentos;
  • elegibilidade de 90 dias para todos os trabalhadores e
  • pagamento somente em julho de 2022.

Todos estes itens também foram recusados pela bancada dos trabalhadores.

O SINTTEL-SC entende que devem ser mantidos os critérios de elegibilidade do último PPR. Desta forma, o Sindicato sugeriu uma nova data para reunião e que a empresa faça uma reflexão e uma revisão tanto nos critérios, quanto nas metas.

A empresa concordou e, em breve, divulgaremos uma nova data.

Acordo Coletivo 2021/2023

A diretoria do SINTTEL-SC reivindicou o início das negociações do ACT 2021/2023 para o início de agosto, mas, a empresa alega que consegue iniciar apenas na segunda quinzena, uma vez que ainda está concluindo a análise da Pauta de Reivindicações.

Vale lembrar que neste ano serão renovadas tanto as cláusulas econômicas, quanto as sociais.

Teleatendimento

A empresa enviou uma minuta querendo regulamentar o teleatendimento. No entanto, o SINTTEL-SC efetuou vários apontamentos no documento que deveriam ser revistos e pontuados. Há algumas cláusulas que apresentam divergência entre as partes. A empresa ficou de responder na próxima reunião.

A diretoria do Sindicato demonstrou descontentamento com as posturas de comunicação da empresa em relação às negociações efetuadas. A empresa tem adotado um comportamento oportunista, ao contrário das outras operadoras.

Ao invés de fazer a comunicação simultânea, ela se vale do acesso direto aos trabalhadores para antecipar targets atingidos do PPR, como fez no ano passado, divulgar internamente aos trabalhadores algo que ainda está em negociação com o Sindicato antecipando os valores a serem recebidos de ajuda de custo, no caso do teleatendimento. E por fim, foi o que fez com a implantação do convênio farmácia que é uma antiga reivindicação do Sindicato e dos trabalhadores.

A Claro divulgou o convênio farmácia de forma unilateral como se fosse uma iniciativa dela. A empresa reconheceu os equívocos e afirmou que tem a intenção de melhorar a comunicação para o futuro.

 

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