O SINTTEL-SC e a comissão de negociação da FENATTEL se reuniram com os representantes da CLARO para avançar nas discussões do PPR 2023 e iniciar a negociação do Acordo Coletivo 2023/2025, abordando cláusulas econômicas e sociais. A reunião online ocorreu nesta terça-feira, 05/09.
PPR 2023
No início da reunião, a CLARO atendeu o pleito dos Sindicatos e comunicou que retirou o critério de 90 dias para elegibilidade. Em seguida apresentou as seguintes propostas:
• Proporcionalidade do pagamento do PPR para transição de área e cargo;
• Não pagamento de PPR para os desligados a pedido;
• Demais desligados no ano de 2023 devem se manifestar até 31/01/2024 para validar ou atualizar a sua conta corrente para receberem o PPR;
• Pagamento do PPR em abril de 2024.
Os Sindicatos se manifestaram contrários ao que foi exposto pela empresa. A bancada sindical argumentou que a proporcionalidade do pagamento do PPR é injusta, além de ser incoerente. Ou seja, na visão dos Sindicatos, o PPR deverá ser pago pelo salário mais recente do trabalhador.
Com relação aos desligados terem prazo para manifestação, os Sindicatos entendem que não deve existir prazo final para a resposta dos trabalhadores.
E, no que diz respeito à data de pagamento do PPR, como acontece todos os anos, deverá ocorrer na sexta-feira de Carnaval. Este fato já está consolidado na categoria e todos os trabalhadores já contam com o crédito nesta data.
O SINTTEL-SC e a FENATTEL também cobraram maior transparência na composição dos targets.
Ato contínuo, a empresa assim respondeu:
A Claro utiliza o PPR como ferramenta de gestão de pessoas. A proporcionalidade, na visão da CLARO, trata-se de traduzir o que o trabalhador produziu naquele ano. Porém, a pedido dos Sindicatos, ela vai analisar e trazer uma resposta definitiva na próxima reunião.
Referente à manifestação dos desligados em 2023, a empresa afirma que o trabalhador desligado tem todo o ano de 2023 até 30/01/2024 para informar os dados. Também por reivindicação do SINTTEL-SC e da FENATTEL, a empresa se comprometeu a repensar e retornar a esse assunto na próxima oportunidade.
E, finalmente, com relação à data de pagamento do PPR, a empresa alegou que o processo de fluxo de caixa e provisionamento de verba é algo demorado. Porém, reiterou que permanece o compromisso de pagar na sexta-feira de Carnaval, dependendo da auditoria dos resultados.
Em seguida, a CLARO apresentou os resultados acumulados até julho/2023:
• Corporativo e Área de Suporte ao Negócio: 70,41% – 2,53 salários
• Unidade de Consumo: 75,56% – 2,72 salários
• Unidade Empresarial: 50,38% – 1,85 salários
ACORDO COLETIVO 2023/2025
Após as discussões sobre o PPR, as partes iniciaram oficialmente as negociações do das cláusulas econômicas e sociais do Acordo Coletivo.
Os representantes da CLARO, sem perder o hábito da já conhecida “choradeira”, apresentaram algumas desculpas mesmo acreditando num futuro positivo para o Brasil nesta fase de transição de governo.
A empresa disse ser conservadora em suas tomadas de decisões e por isso requer uma boa avaliação de risco. Diz a CLARO que o desemprego continua alto, dólar em alto patamar impactando negociações dolarizadas, a pirataria em TV paga continua ofensora, o crescimento da base de streaming continua abocanhando o mercado de TV paga, a guerra da Ucrânia ainda continua impactando o cenário econômico e os altos custos dos benefícios em especial a assistência médica.
A bancada sindical novamente rechaçou os argumentos da empresa, comprovando os excelentes números que a CLARO apresenta ao mercado:
• Claro cresce sua receita líquida no 2T23;
• Receita líquida de R$ 11,34 bilhões, crescimento de 7,5% ante o mesmo período de 2022, que teve faturamento de R$ 10,55 bilhões;
• O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 4,79 bilhões no trimestre, alta anual de 10%;
• O serviço de banda larga fixa residencial, sozinha, cresceu 8% no trimestre no comparativo anual, com destaque para os avanços em conexões de alta velocidade. A base de pós-pago na comparação com igual período do ano anterior, adicionando 5,4 milhões de clientes em um ano.
A empresa adota dois discursos, ou seja, para o mercado ela nada de braçadas, mas para os trabalhadores seu recado é sempre de dificuldades.
De concreto nesta primeira reunião, foi que os Sindicatos conseguiram da CLARO a garantia da data-base de 1º de setembro.
A próxima reunião está agendada para 13/09/2023.
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