Pesquisar
Close this search box.

SINTTEL-SC e FENATTEL presentes na 29ª Reunião do Comitê Executivo Mundial da UNI

Nos dias 11, 12 e 13/11, aconteceu a 29ª Reunião do Comitê Executivo Mundial da UNI, em Nyon, na Suíça, com a participação de sindicalistas de todos os continentes.
Após a abertura oficial feita pelo presidente da UNI Global Union, Gerard Dwyer, diversos temas importantes do mundo do trabalho foram abordados.
A importância da negociação coletiva e a sindicalização para fortalecer as mesmas.  Reforçar o poder sindical, a democracia e os direitos humanos. Trabalho decente na era digital, local de trabalho livre de violência e assédios, segurança e saúde, salários iguais entre homens e mulheres, mais jovens e mulheres nos espaços sindicais e a utilização da Inteligência Artificial em prol dos sindicatos e trabalhadores.
“Este foi um momento singular para os sindicatos filiados à FENATTEL, que puderam participar de um evento como este”, afirma o presidente do SINTTEL-SC e secretário geral da FENATTEL, Rogério Soares.  O evento também contou com a presença da diretora financeira do SINTTEL-SC e diretora da juventude da FENATTEL, Gabriela Cordeiro, do presidente do SINTETEL, Gilberto Dourado, e Cristiane do Nascimento, Relações Internacionais da Fenattel.
Para Rogério Soares, os temas trazidos e abordados pela Uni são de extrema importância, pois estão diretamente ligados aos postos de trabalho, como, por exemplo a inteligência artificial generativa em relação aos call centers. Neste caso, tratar de perto, com clareza e dar o devido peso ao tema, faz com que levemos aos nossos estados e a todo o Brasil, medidas de garantias dentro dos acordos coletivos de trabalho e CCTs para não colocar em risco a mão de obra humana”.  Rogério Soares ressalta que é necessário debater no Brasil a regulamentação e as regras para a utilização da IA sem que haja grandes impactos de perdas aos postos de trabalho.
Gabriela Cordeiro, ressalta o debate da Convenção 190 da OIT, sobre a paridade de mulheres nos cargos de decisão; campanha 40/40; Material 3m (sobre os cuidados das empresas com as mulheres  no período menstrual); trabalho Decente, dentre outros temas.
Vale lembrar que a UNI Global Union é um Sindicato Global que está presente em mais de 150 países e representa mais de 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores de diversas categorias.

Compartilhe

Pesquisa

Contate-nos