Na tarde desta terça-feira, 27, os diretores do Sinttel-SC estiveram reunidos com os representantes da Ezentis para tratar de alguns assuntos referentes à operação da planta interna, entre eles: escalas de sobreaviso, adicional de periculosidade para técnicos híbridos e PPR.
Sobreaviso: a empresa esclareceu ao Sindicato que em algumas regiões foram suspensos os sobreavisos das 19:00 até às 06:00, passando a ser realizado das 19:00 até meia noite. Mesmo assim, conforme contrato e a necessidade exigida por seus clientes, a empresa manterá a escala das 19:00 às 06:00 em algumas regiões. A Ezentis informou que já está em teste um piloto de escalas de jornada no estado de São Paulo para que haja mais flexibilidade aos trabalhadores, para que tenham mais tempo para estar com suas famílias. Em breve haverá nova reunião com o Sinttel-SC para apresentar um novo modelo de escala de jornada de trabalho para que seja apreciada pelo Sindicato. O Sinttel-SC esclareceu à empresa as preocupações para que não haja trabalhadores em escalas de sobreaviso com mais de 24 horas, já que nas visitas realizadas nas bases foram constatados trabalhadores com mais de 30 dias de sobreaviso. A empresa foi alertada de que o Sindicato não irá aceitar condições como estas em que os trabalhadores são submetidos a riscos, inclusive risco de morte.
Adicional de Periculosidade: há um ano o Sindicato vem cobrando da empresa a regularização do pagamento do adicional de periculosidade para todos os trabalhadores técnicos híbridos que atuam, também, na atividade de infraestrutura. A empresa apresentou uma proposta de regularizar esta situação até o mês de maio de 2018, porém, o sindicato não concordou com o prazo por entender que esse assunto vem se alastrando por muito tempo e que os trabalhadores não podem ficar sem receber o adicional de periculosidade. Foi apresentada uma contraproposta para que esta situação seja resolvida, no máximo, até o mês de abril de 2018. Caso contrário, o Sindicato irá tomar medidas judiciais para que seja garantido o que é de direito dos trabalhadores da Ezentis em Santa Catarina. Os representantes da empresa se comprometeram em levar a proposta do Sindicato para avaliação da diretoria da empresa e, em breve, dar um retorno.
PPR: sobre o PPR 2017 a empresa irá divulgar os resultados para que a primeira parcela seja paga em 15 de abril de 2018, e, a segunda em 15 de outubro de 2018, limitando o valor até R$1.500,00 (mil e quinhentos reais), se atingidas as metas em 100% e obedecendo os critérios de elegibilidade do programa.
Informamos a todos os trabalhadores da Ezentis (operação planta externa/interna) que, neste ano, serão unificadas as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho e que, em breve, o Sinttel-SC estará convocando para as assembleias para apreciação de todos os trabalhadores presentes.
Filie-se ao seu Sindicato, juntos somos mais fortes!