Em reunião híbrida, na manhã de terça-feira, 10/09, a Comissão de Negociação da FENATTEL, do qual o SINTTEL-SC faz parte, se reuniu com os representantes da Claro para dar início às negociações do aditivo 2024 das cláusulas econômicas, referente ao Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025, que está vigente. A reunião também tinha o objetivo de avançar nas discussões do PPR 2024.
Após os sindicatos apresentarem as particularidades de seus estados, a Claro apresentou suas premissas com relação as negociações e informou que, na ocasião, ainda não tinha uma proposta para apresentar, devido seus gestores estarem analisando a Pauta de Reinvindicações apresentada pelas entidades sindicais, mas que pretende ser mais ágil no processo negocial deste ano.
Por sua vez, além de concordar com que o processo negocial seja mais rápido, a bancada trabalhista reivindicou que a empresa traga para a mesa a proposta de reajustar os salários em 100% do INPC mais aumento real, uma vez que o cenário caminha para um índice inflacionário baixo, e que a Claro esteja disposta a negociar a Pauta de Reivindicação na íntegra.
Sem nenhuma proposta por parte da empresa, a Comissão reiterou seu pleito:
• Reajuste salarial e piso salarial: INPC do período + ganho real
• Benefícios: INPC do período + ganho real
• Manutenção das demais cláusulas.
PPR
Quanto ao Programa de Participação nos Resultados, ficou definido que na próxima reunião serão finalizadas as tratativas do PPR 2024. Contudo, a Claro apresentou o balanço dos resultados/atingimentos até 31 de julho. Confira:
Corporativo = 74,06 % – corresponde a 2,67 salários;
Empresarial = 73,25 % – corresponde a 2,64 salários;
Consumo = 71,23 % – corresponde a 2,56 salários.
Diante do cenário apresentado, os sindicatos avaliam que será possível um bom resultado, não só para os patrões, mas para os trabalhadores.
Os representantes dos trabalhadores também sinalizam a necessidade de uma atenção especial da empresa com relação às demandas locais de cada estado. E esperam um processo negocial ágil, transparente e justo, para ambas as partes.
E como não houve proposta da Claro, as negociações prosseguem. Ainda não há data confirmada para a próxima reunião.