A primeira rodada de negociação pelo reajuste do Piso Salarial Estadual 2025 aconteceu nesta terça-feira, 03, na Fiesc. O SINTTEL-SC foi representado pela diretora, Gisele Benthien.
A supervisora técnica do Dieese, Crystiane Peres fez uma breve análise de conjuntura para defender um aumento real de 5%, conforme a pauta dos trabalhadores entregue ao setor patronal. Ela ainda destacou a previsão da própria Confederação Nacional da Indústria de que, o crescimento do PIB em 2024 deve superar os 3,5% em 2024, com o crescimento dos investimentos e do mercado interno e a retomada da indústria e da construção civil no país. Em relação a Santa Catarina, lembrou que o desemprego está em 3,2% e que a renda cresceu 5,4%. Em contrapartida, devido aos baixos salários, os desligamentos a pedido do trabalhador chegaram a 49% em 2024. Crystiane ainda destacou que este é o momento de implantar a redução da jornada de trabalho, expressa no Protejo de Lei que estabelece o fim da escala 6 x 1.
Para a diretora do SINTTEL-SC, Gisele Benthien, o reajuste e ganho real sobre o piso regional é uma luta travada há bastante tempo, sendo assim, “sabemos que em 2025 também não será fácil alcançar um percentual condizente com a realidade dos trabalhadores de Santa Catarina”, afirma Gisele. Outro ponto levantado por ela é a questão da jornada 6×1, “o SINTTEL-SC já debateu e se pronunciou a favor desta PEC, desde que a mesma não interfira nos salários dos trabalhadores – redução de jornada, não de salários”.