A semana começa com boas notícias! Após três rodadas de negociações, na data de hoje, 18, o SINTTEL-SC e a FENINFRA/SINSTAL, com a participação das demais empresas do setor, fecharam a CCT – Convenção Coletiva de Trabalho dos trabalhadores de todo o Estado que atuam em: empresas prestadoras de serviços de instalação, manutenção, sistemas, cessão de infraestrutura e capacidade para Telecomunicações, SCM, SVA, STFC, SEAC, empresas prestadoras de serviços de construção e implantação de infraestrutura e/ou torres para ISP’s, IAP’s, TCP, IP e demais protocolos de comunicação de rede, prestadoras de serviços, manutenção e reparos em equipamentos de comunicação, redes DWDM e instrumentos ópticos.
O SINTTEL-SC não mediu esforços para fechar esta CCT, pois, em algumas empresas as condições de trabalha estavam precarizadas e havia falta de fornecimento de uniformes, EPIs, EPCs e treinamentos, o que resultou em muitos acidentes de trabalho e, até mesmo, em óbito de trabalhadores em exercício de suas funções.
Mas, diante desta CCT, estamos ganhando forças para atuar em favor da categoria e fiscalizar as empresas para garantir melhores condições de trabalho.
É importante que as empresas procurem o SINTTEL-SC e o SINSTAL para se cadastrarem e enquadrarem nos termos da Convenção.
Agora, estamos esperando que o patronal formalize a proposta até quinta-feira, 20, para agendarmos as assembleias com os trabalhadores e podermos divulgar as datas, horários e locais em que serão realizadas.
Trabalhador: esta é uma grande conquista para você! Por isso, ressaltamos a importância da filiação junto ao SINTTEL-SC, para que TODOS tenham os direitos garantidos, melhores condições de trabalho e para que nossa luta por você seja fortalecida e a convenção seja cumprida. A CCT ajuda a regulamentar as condições trabalhistas em todo o Estado. E por que isso é importante? Porque, até então, as empresas não tinham OBRIGAÇÃO de cumprir com as regras das cláusulas em prol dos trabalhadores.
Sobre a CCT:
Garantia do piso mínimo regional para toda a categoria e vale alimentação para todos os trabalhadores com jornada de 44 horas e 36 horas.
A Convenção tem vigência a partir de 01 de junho de 2020 até 31 de maio de de 2022. As cláusulas sociais serão garantidas pelo período de 2 anos e as cláusulas econômicas serão negociadas a cada ano.
Filie-se ao seu Sindicato, juntos somos mais fortes!